Pirâmide

de Profiteroles

Tempo:

Custo:

Dificuldade:

Classificação: (0 Votos)

a minha Classificação

Pirâmide de Profiteroles

Receita publicada na Revista Lusitana 7, pág. 4 e 12

Ingredientes

Para a Massa de Choux

100 g de Farinha de Trigo Espiga Tipo 65
3 ovos
2 dl de água fria
1 colher de margarina aos pedaços
Spray para untar Espiga

Para o Recheio

Chantilly
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação

  1. 1
    Ligue o forno a 220 ºC. Num tacho, leve ao lume a água e a margarina e deixe levantar fervura. Retire do lume e deite a farinha de uma só vez. Bata de imediato com uma colher de pau até conseguir uma bola de massa de aspecto brilhante que se desprenda das paredes do tacho. Continue a bater até a massa arrefecer. Adicione aos poucos os ovos previamente batidos.

    Deve ter o cuidado de, entre cada adição, bater a massa até o ovo estar completamente incorporado (poderá não necessitar de juntar todos os ovos). A massa está pronta quando tiver uma consistência macia, mas suficientemente firme para moldar.
  2. 2
    Com a ajuda de duas colheres ou de um saco pasteleiro coloque, espaçadamente, sobre o tabuleiro do forno, ligeiramente untado, bolinhas de massa do tamanho de uma noz. Leve a cozer cerca de 25 minutos ou até ficarem douradas e estaladiças.
  3. 3
    Retire do forno e dê-lhes um pequeno corte - retirando algum resto de massa que tenha ficado no interior. Se for necessário, volte a colocar mais alguns minutos no forno para secarem completamente.
  4. 4
    Depois de frios recheie os profiteroles com o chantilly (ou outro recheio ao seu gosto) com a ajuda de um saco de pasteleiro e construa uma pirâmide. Polvilhe com açúcar em pó.