Cabrito Assado

com Batatas e Esparregado

Tempo:

Custo:

Dificuldade:

Classificação: (1 Votos)

a minha Classificação

Cabrito Assado com Batatas e Esparregado

Receita publicada na Revista Lusitana nº 29, pág. 7.

Ingredientes

Para a receita:

1,5 kg de perna de cabrito
Sal e Alho Espiga q.b.
5 Pimentas Espiga q.b.
1 colher sopa de Pimentão e Louro Espiga
Sumo de ½ limão
6 dentes de alho
1 ramo de tomilho
2 cebolas
1,5 dl de azeite
1 kg de batatas primor
1 colher de chá de Açafrão-das-Índias Espiga
1 molho de espinafres
2 colheres de sopa de Farinha Branca de Neve Fina
2 dl de leite Sal Marinho Espiga q.b.
1 colher sopa de vinagre

Preparação

  1. 1
    Corte a carne aos pedaços grandes e tempere com o sal e alho, as 5 pimentas moídas na hora e o pimentão e louro. Junte o sumo de limão, metade dos alhos esmagados e parte do tomilho. Deixe tomar gosto por algum tempo. Em seguida, preencha um tabuleiro de forno com as cebolas cortadas aos gomos e disponha a carne por cima. Regue com 1 dl de azeite e leve ao forno a 200°C por 25 minutos.
  2. 2
    Entretanto, coza as batatas com a pele em água temperada com sal por 25 minutos. Findo o tempo, pele as batatas, junte-as aos ingredientes do tabuleiro, polvilhe com o açafrão, envolva no tempero da carne e deixe assar por mais 15 minutos.
  3. 3
    Escolha e lave as folhas dos espinafres e cozinhe em água fervente por 2 minutos. Refogue os restantes alhos no restante azeite e junte aos espinafres previamente escorridos. Polvilhe com a farinha e envolva. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um preparado cremoso. Tempere com sal e vinagre.
  4. 4
    Disponha o cabrito e as batatas em pratos de servir, regue com o molho e acompanhe com o esparregado em recipientes individuais. Decore com o tomilho que reservou.